Património Cultural

Do período do povoamento ficaram alguns testemunhos em igrejas. Os séculos XVI e XVII são um período de intensa construção nas ilhas, de que ficaram interessantes exemplos de arte civil, militar e religiosa, sobretudo do barroco que, no arquipélago, têm características específicas provenientes da adaptação aos materiais disponíveis e, também, do próprio distanciamento das ilhas em relação aos centros culturais da Europa.

Primeira cidade atlântica construída segundo as regras do urbanismo do séc. XVI, contendo um valioso conjunto de testemunhos do passado nas suas igrejas, palácios e fortaleza, Angra do Heroísmo (ilhaTerceira) foi classificada como Património Mundial pela Unesco.

Igual classificação da Unesco tem a Paisagem de Cultura daVinha da Ilha do Pico (989 ha), situada sobre antigos campos de lava onde a mão do homem e um trabalho de séculos plantou vinhedos protegidos por um imenso reticulado de muros construídos pedra sobre pedra.

Os museus de arte e de etnografia, a arquitectura popular de cada uma das ilhas são valores do património cultural da Região, formas de conhecer a história e a vida dos açorianos ao longo dos séculos.