Festas Populares

A religiosidade dos açorianos expressa-se nas suas festas que mantêm a devoção e o colorido do passado. A sua mais significativa manifestação são as Festas do Espírito Santo, de raiz medieval, comuns a todas as ilhas e oportunidade de confraternização da população (Maio a Setembro).

O calendário das festividades dos Açores começa com os folguedos do Carnaval (ilhas da Graciosa e Terceira).

No  quinto domingo depois da Páscoa tem lugar o principal acontecimento religioso dos Açores: as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres (Ponta Delgada ilha de São Miguel). Em Junho, os antigos trabalhos agrícolas revivem no cortejo etnográfico das Festas Sanjoaninas (Angra do Heroísmo, ilha Terceira).

A Semana Cultural das Velas (ilha de São Jorge), a Festa do Emigrante (ilha das Flores) e as Festas de Santa Maria Madalena (ilha do Pico) são os principais acontecimentos do mês de Julho.

Agosto é, sem dúvida, o mês da animação e convívio. Ao Cais de Agosto (São Roque, ilha do Pico) seguem-se as Festas de Praia da Vitória (ilha Terceira), a Semana do Mar (Horta,  ilha do Faial), o Festival Maré de Agosto (ilha de Santa Maria) e, a terminar, a Semana dos Baleeiros com o colorido das regatas de canoas baleeiras (Horta, ilha do Faial e Lajes, ilha do Pico).